Alta incidência de sol beneficia as regiões Norte, Nordeste e Sudeste para receber investidores no setor de energia solar

O Brasil segue com um alto crescimento em sua geração de energia solar fotovoltaica. Conforme os dados da Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar), neste ano o país atingiu a marca histórica de 40 gigawatts (GW) de capacidade instalada dessa fonte de energia. Ainda conforme a Absolar, a participação da fonte solar é equivalente a 17,4% da matriz elétrica brasileira, sendo que apenas em 2024, o setor já adicionou 3GW ao país. O setor também é responsável por mais de R$ 189,4 bilhões em novos investimentos no Brasil, mais de R$ 53 bilhões em arrecadação aos cofres públicos e gerou mais de 1 milhão de empregos.

De acordo com o CEO da franquia Power Mais Energia Fotovoltaica, Allex Gomes, o Brasil é um país com uma localização geográfica muito boa para a captação e geração de energia solar. “O clima aqui é muito propício para receber a incidência solar captada pelos painéis. Destacamos, especialmente, as regiões Norte, Nordeste e Sudeste, que possuem uma grande incidência de sol o ano todo.” Segundo a Absolar, o Brasil é um dos países com médias anuais de irradiação solar mais altas do globo. Um exemplo é o Nordeste, que conta com uma incidência solar de 4,5 a 6 kWh, considerada a maior média do país.

Divulgação