Agrícola Alvorada: Investimento em tecnologia para proteger o agronegócio

O agronegócio se tornou um pilar da economia brasileira. Em 2021, o setor alcançou participação de 27,4% no PIB brasileiro, a maior desde 2004. Os bons resultados continuam, no acumulado de janeiro a abril deste ano, a balança comercial do agro registrou superávit de US$ 43,7 bilhões. Em alta, cresceram também as investidas de quadrilhas especializadas contra os produtores agrícolas. A Agrícola Alvorada, que trabalha em parceria direta com os produtores rurais do Estado do Mato Grosso, investiu em soluções de segurança inteligente para proteger a vida dos colaboradores, os bens e a propriedade. Localizada em uma das regiões mais produtivas do Brasil, a empresa recebe mais de 60.000 toneladas de grãos diariamente e envia outras 40.500 toneladas para compradores em todo o mundo. Em 2019, uma quadrilha especializada em carga agrícola invadiu um dos armazéns da empresa. “Sabíamos que estes tipos de roubos de carga estavam aumentando em todo o Brasil, mas, até então, não tínhamos tido nenhum problema. Esta invasão nos fez perceber que precisávamos fazer mais para proteger nossas operações”, conta Francisco Vargas, Diretor Financeiro da Agrícola Alvorada.

Usando a tecnologia para elevar a segurança
Para a tarefa de modernizar a operação de segurança, que até 2019 estava baseada em guardas de proteção, a Agrícola Alvorada contou com o trabalho da AUSEC, integradora de segurança e parceira da Axis, para implementar uma solução tecnológica. Além de efetiva, o projeto ainda demandava capacidade de crescer junto com a empresa que, além de comprar e comercializar milho e soja, oferece aos agricultores sementes, fertilizantes e pesticidas de alta qualidade para ajudá-los a aumentar o rendimento de suas plantações.

“Analisamos suas forças e vulnerabilidades para determinar as ameaças atuais e potenciais para o futuro”, explica Wagner Figueiredo, CEO da AUSEC. A análise de risco levou o integrador a propor três pilares de atuação para ajudar a Agrícola Alvorada a alcançar o objetivo: tecnologia padronizada, informações consolidadas e proteção em camadas.

Divulgação