Com a temperatura mais alta o nosso organismo aumenta também a perda de fluídos e nutrientes pela transpiração, prejudicando a circulação sanguínea, fazendo com que nosso corpo retenha mais líquido. Manter uma hidratação adequada é essencial. Sem o consumo adequado de água, os rins têm mais dificuldade em trabalhar, e torna-se mais difícil regular a temperatura corporal, a pressão arterial tende a elevar-se e o coração a fazer mais esforço. Aumentar o consumo de água é essencial, evitando problemas como fadiga entre tantos outros. A desidratação é ainda um fator muito limitante para o desempenho físico e aspecto corporal E através da alimentação é possível também prevenir os efeitos do calor intenso.
Dica:
Faça refeições leves e mais frequentes e evite refeições pesadas e muito condimentadas. Escolha bebidas saudáveis.
Para manter o corpo hidratado, e em bom estado de funcionamento e preservar a pele e os cabelos saudáveis, alguns alimentos podem contribuir.
Opte por sobremesas refrescantes, o açaí é uma ótima opção.
- Confira outras opções:
açaí
manga
abacate
abacaxi
damasco
acerola
couve
cenoura
pepino
laranja
espinafre
pimentão
salsinha
abóbora
beterraba
peixes de água salgada
oleaginosas no geral (amendoim, castanha do pará, castanha de caju, nozes)
cereais integrais, aveia e a quinoa.
Enfim, a água e uma boa alimentação exercem funções vitais para o organismo. Regulando a temperatura corporal, transportando nutrientes para as células, atuando no sistema imunológico e circulatório.
Então bora se hidratar e se alimentar direito galera… E não se esqueçam: mantenha-se hidratado também, antes, durante e pós treinos.
Beijos e bons exercícios!
Camila Hindi – Colunista Revista Ideal