A força feminina no comando das empresas sergipanas

Segundo algumas pesquisas, as mulheres são maioria no Brasil e no mundo. E, entre as 500 maiores empresas do mundo, menos de 5% possuem CEOs mulheres. Dados como estes acendem um alerta, mas em Sergipe, a força feminina à frente das empresas tem crescido cada vez mais. Prova disso, é Fabiana Araújo, que hoje comanda diversas empresas do grupo Sacel. De acordo com a empresária e CEO, os desafios são diários. “Todos os dias, nós mulheres enfrentamos batalhas que foram cravadas há séculos pelo machismo, mas com paciência, leveza e pulso firme, posso afirmar que a gente passa a ter o controle e acabamos driblando esses desafios. Não é fácil, mas é satisfatório quando a gente tem um objetivo”, pontua.

A empresária avalia que a mulher precisa sair da zona de conforto para desempenhar papeis que são normalmente masculinos e, por isso, o desafio é maior quando se chega a posições de liderança. “Não vejo resistência ou dificuldade no meu trabalho, mas me solidarizo a mulheres que passam e passarão por discriminações e por todos os tipos de assédio por serem mulheres. Por isso, nas reuniões, cito que somos líderes e podemos chegar onde quisermos, além de dar força a voz feminina nas empresas que eu lidero”, declara a empresária da Imobiliária Sacel.

Atualmente, Fabiana Araújo desenvolve seu trabalho à frente de três empresas do Grupo Sacel: Sacel Imobiliária, Sacel Condominial e Sacel Seguros. “São três nichos diferentes, porém, a presença masculina é majoritária. Mas com respeito, posicionamento e leveza, lidero hoje, em Sergipe, essas três grandes empresas que geram emprego e renda ao estado. São diversos funcionários e posso garantir que há presença feminina, pois, nós mulheres, precisamos falar e exigir a paridade de gênero em todos os locais, não só na política, mas onde nós quisermos ocupar”, destaca.

Divulgação