Os olhares mais atentos não devem se furtar de esticar os olhos para a fachada da Vicente Machado, quase esquina com a Desembargador Mota, que tem uma estátua vermelha em sua frente, cercada por sugestivos pés de limão siciliano, e o nome Romeo estampado no alto. Sim, o nome do novo restaurante italiano remete ao clássico personagem de Shakespeare, mas a escultura, que representa Julieta, da o toque disruptivo do novo espaço de Curitiba, que serve comida italiana, com jeito mais descolado e contemporâneo.
Para levar a cabo o conceito do restaurante para o menu, o Romeo aposta no repertório italiano do chef Rafael Gonçalves, ex-Cantina do Délio, que acaba de voltar de um ano de estudos na renomada ICIF (Escola Internacional de Cozinha Italiana), com direito a passagem por dois estrelados no guia Michelin: o Trattoria Zappatori e o Volli. Ele também é diretor da Federazione Italiana Cuochi – Delegazione Brasile, o que só corrobora a intimidade com a especialidade da casa.
A carta de vinho tem em torno de 80 rótulos, cujas garrafas se distribuem simetricamente em uma adega que é parte fundamental na decoração da casa e que pode ser vista já na entrada. É ela que dá as boas vindas e o tom da casa, que passa longe das tradicionais cantinas italianas, mas que traz nos pratos o sabor que faz os comensais fazerem uma verdadeira viagem gastronômica à Itália, mas sem tirar os pés de Curitiba.
Serviço
Onde: Rua Vicente Machado, 975 – Centro
Quando: Jantar (de terça-feira a sábado, das 18h às 22h) e almoço (de sexta-feira a domingo, das 12h às 16h)
Mais informações: @romeo.cucina