Garrafa autolimpante purifica água por meio de raios ultravioleta

Abolir o uso de garrafas descartáveis no dia a dia é um passo importante para uma atitude mais sustentável. Mas sabemos que os recipientes reutilizáveis, quando não lavados, são um terreno fértil para bactérias e micróbios. A garrafa de água autolimpante e purificadora Larq promete resolver o problema. Não à toa, a Larq venceu o prêmio Dezeen Awards 2019, que reconhece os projetos de arquitetura, interiores e design mais inovadores do mundo.

Destaque na categoria design de produto, a garrafa de 525 ml utiliza a luz ultravioleta para quebrar as moléculas de DNA das bactérias, matando-as. A tecnologia implementada a um purificador eletrônico recarregável por USB, cuja carga dura cerca de 2 meses, é semelhante à utilizada na maioria dos hospitais para esterilizar superfícies. Os designers responsáveis afirmam que ela é capaz de eliminar 99,99% de bactérias e 99,99% de vírus quando em sua configuração mais alta.

Diferentemente da maioria das tecnologia UV, a garrafa Larq é livre de mercúrio. Além disso, possui parede dupla e é selada a vácuo, preparada para manter a temperatura de bebidas frias e quentes. Ela está disponível em cinco cores pelo preço de 95 euros, cerca de 440 reais na cotação atual. A garrafa foi lançada nos Estados Unidos em outubro de 2018 e no Reino Unido em junho de 2019, após uma bem-sucedida campanha de financiamento coletivo.

Divulgação