Setembro Amarelo: Profissional do Seconci-SP ressalta a importância do combate ao suicídio

No Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e no mundo é a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos casos de suicídio estão associados a distúrbios mentais e, portanto, podem ser evitados se as causas forem tratadas corretamente.

Por essa razão, em 2015, o Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) criaram o Setembro Amarelo, uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio. O mês foi escolhido porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, por iniciativa da International Association for Suicide Prevention (Associação Internacional para Prevenção do Suicídio).

De acordo com a psicóloga da Regional Sorocaba do Seconci-SP, Kelly Cristina Pedroso Silva, na construção civil paulista já foram registrados casos em que a pessoa tirou a própria vida e o primeiro passo para evitar o suicídio é ver a depressão como uma doença que pode e precisa ser tratada. “Precisamos criar um ambiente de confiança para o paciente se sentir à vontade para falar o que sente e encorajá-lo a buscar por ajuda adequada de uma equipe multidisciplinar”, explica.

A psicóloga complementa que aceitar e pedir ajuda é muito eficiente.

“Perceber que a pressão interna está muito elevada, que o corpo está para transbordar e poder conversar com alguém de forma acolhedora e sem críticas, auxilia na superação daquele momento, trazendo alívio para o corpo e para a mente”, conclui a profissional.

Conforme explica Ester Gonçalves, gerente da Regional Sorocaba do Seconci-SP, a entidade dispõe de uma equipe de profissionais da saúde para apoiar o trabalhador e seus familiares. “O cuidado com a saúde mental é essencial e temos que multiplicar a informação por meio de orientação, apoio e compreensão, pois essas ações salvam vidas. A Regional do Seconci-SP conta com profissionais qualificados, visando sempre à segurança e a qualidade de vida dos trabalhadores da construção civil”, destaca a gerente.

Para mais informações sobre os serviços e produtos da Regional do Seconci-SP em Sorocaba, entre em contato pelo telefone (15) 3042.1840 ou pelo e-mail sorocaba@seconci-sp.org.br.

Além disso, os trabalhadores e seus familiares podem realizar exames clínicos, audiometria, eletrocardiograma, eletroencefalograma, radiologia e ultrassonografia, tudo no mesmo espaço. A Unidade conta ainda com assessoria em medicina ocupacional e engenharia de segurança, inclusive para empresas de outros setores da economia, com atendimento clínico para emissão de atestados de saúde ocupacional e realização dos Programas de Saúde e Segurança do Trabalho, de acordo com a legislação trabalhista.

Serviço: Setembro Amarelo – Mês de Conscientização ao Suicídio
Regional Sorocaba do Seconci-SP

Endereço: Avenida General Osório, 391 – Trujillo – Sorocaba / SP
Informações: (15) 3042.1840 / sorocaba@seconci-sp.org.br