Procissão do Fogaréu é tradição em São Cristóvão

Trazida ao Brasil pelos portugueses no século XVIII, a Procissão do Fogaréu é uma tradição da Igreja Católica e se tornou uma das principais manifestações culturais de São Cristóvão -SE. A celebração acontece anualmente desde a década de 1800, toda quinta-feira da Semana Santa, como uma encenação dos momentos finais da vida de Jesus Cristo. Neste dia, a maioria dos cristãos relembram a Última Ceia, a traição de Judas e a perseguição de Cristo para a crucificação. Centenas de homens participam do evento, que recria os últimos momentos da vida de Jesus Cristo. A procissão é marcada por um cortejo de homens encapuzados, carregando tochas acesas e percorrendo as ruas do Centro Histórico da cidade.

Durante o cortejo há várias paradas, nas quais acontecem apresentações dos momentos da vida de Cristo, como a entrada em Jerusalém, a Última Ceia com os apóstolos, a traição de Judas e a perseguição dEle pelo povo. Em marcha, entre 80 a 90 homens puxam a Ladainha de Todos os Santos e os demais homens a respondem.

A Procissão do Fogaréu em São Cristóvão é um momento único, de muita devoção e fé, que reúne turistas e moradores da região. Se você deseja fazer parte dessa celebração emocionante, não deixe de comparecer no próximo dia 6 de abril.

Divulgação