Mês da Alergia: Produtos adequados ajudam a prevenir a doença

Respiratórias, alimentares, cutâneas, a insetos, medicamentos, pelos de animais, as alergias podem ser simples e fáceis de resolver ou mesmo resultar em quadros graves que podem levar alérgicos à óbito. O Dia Mundial da Alergia (08 de julho), instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS), tem como objetivo alertar a população sobre esta preocupante condição de saúde.

Segundo a OMS, cerca de 30% da população brasileira é acometida pelo problema. Estudos e pesquisas mostram que o número de alérgicos é crescente. Nos últimos 100 anos, as alergias tiveram sua ocorrência aumentada entre 120 a 150 vezes. No início do século 20, duas em cada mil pessoas tinham alergia. Hoje, são 300 em cada grupo de mil e a previsão é que algumas décadas esse número suba ainda mais.

Atualmente, estima-se que 300 milhões de pessoas no mundo sofram, por exemplo, com asma. Ainda de acordo com a Organização Mundial de Saúde, é esperado que este número aumente para 400 milhões em 2025. Aproximadamente 200 a 250 milhões de pessoas no mundo apresentam alergia alimentar, um décimo da população sofre de alergia a fármacos, e 400 milhões apresentam rinite. Além disso, doenças alérgicas frequentemente ocorrem juntas em um mesmo indivíduo.

Divulgação