Palavras da língua portuguesa pouco populares serão as estrelas da campanha “Procura no Dicio”, que será lançada nas principais cidades do país na próxima terça-feira (22). O objetivo da editora digital 7Graus – responsável pelo dicionário online mais consultado no Brasil – é estimular os usuários a expandir o vocabulário descobrindo a definição de palavras curiosas; algumas antigas, apagadas pelo tempo; e outras que soam estranho, distantes da linguagem cotidiana e provavelmente nunca ouvidas ou pronunciadas pelo público em geral.
A lista de palavras esquecidas reúne 26 itens que foram selecionados do fundo de um ranking dos termos buscados no Dicio: os vocábulos menos procurados no portal se tornaram alvo de divulgação, com peças de outdoor, spot radiofônico e inserções online. “Pretendemos provocar a curiosidade em busca do significado de palavras desconhecidas. A ocasião também serviu de oportunidade para que estas palavras recebessem uma nova atenção por parte da equipe lexicográfica do Dicio, passando por revisão e aprimoramento das definições”, explica Paulo Stenzel, head de marketing da 7Graus.
O acervo léxico do Dicio registra mais de 400 mil palavras da língua portuguesa, mas, no geral, os falantes não chegam a se apropriar nem de 5% desse universo. “O léxico de uma pessoa razoavelmente culta não ultrapassa os 20.000 vocábulos. Na comunicação cotidiana, esta média pode chegar a pouco mais de 1.000 palavras. De uma forma criativa, estamos ajudando a enriquecer o vocabulário das pessoas”, comenta Stenzel. Em mais de 17 anos, esta é a primeira vez que a 7Graus lança uma campanha publicitária para um de seus produtos.
Divulgação