Música clássica: Castro Mendes recebe Concertos Petrobrás EPTV dia 16

O Teatro Castro Mendes recebe na terça-feira, 16 de novembro, às 20h, o trio León, Schaefer, Ring, interpretando peças de Mozart e Schubert. A entrada é gratuita, mas é preciso retirar os ingressos duas horas antes do início do evento na bilheteria do teatro.

A realização é dos Concertos Petrobras EPTV. Depois de quase dois anos suspensa, devido à pandemia de covid-19, a série retoma sua tradicional programação que oferece concertos gratuitos pelas cidades do interior do Estado de São Paulo, em uma iniciativa para a formação de plateias e a difusão da música clássica fora dos grandes centros.

Formado pelo violinista Pablo de León (spalla da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo), o violista Horácio Schaefer (chefe do naipe das violas do Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) e o violoncelista Roberto Ring, o trio comemora vinte anos de atividades em 2021, ultrapassando a marca de 800 concertos realizados no Brasil, além de Argentina e Chile. O grupo contará ainda com a participação do violinista Abner Landim (spalla da Filarmônica de Goiás) como solista convidado.

O programa inicia com o Réquiem em Ré Menor, KV. 626, de Mozart, em versão para quarteto de cordas. Uma das obras-primas da música clássica, o Réquiem (missa para os mortos) foi a última composição escrita por Mozart, antes de sua morte. A peça, que ficou inacabada, carrega todo o sofrimento dos últimos meses de vida do compositor.

Em seguida, o grupo toca o Quarteto nº 14 – A Morte e a Donzela de Schubert, uma das principais peças do repertório para quarteto de cordas. Escrito logo após o compositor saber que estava com sífilis, a obra é marcada por um tom trágico. Schubert reutilizou o tema de sua canção “A Morte e a Donzela” no segundo movimento, de onde se originou o apelido do quarteto.

Divulgação